Quem Somos
O Terreiro
O Templo Olórun Àiyé é um terreiro de Umbanda e Jurema, fundado pelos sacerdotes Hugo e Mãe Ju de Oyá, em Janeiro de 2021, na área rural de Brasília, no Distrito Federal, sendo o primeiro terreiro da região a promover desenvolvimento mediúnico dentro da Umbanda e da Jurema Sagrada, com o resgate dos fundamentos da Macumba Carioca e da Pajelança Nordestina.
Nossa casa de axé busca trazer um estudo sério e profundo da Umbanda, como herdeira da Macumba, e como uma manifestação cultural-religiosa diaspórica brasileira desenvolvida muito antes de Zélio Fernandino de Moraes com fortes influências indígenas, africanas e europeias.
Também realizamos atendimento ao público através das consultas presenciais com as entidades e das consultas oraculares online, além de trabalhos mágicos e espirituais para todos os fins.
Carregamos nossa missão obedecendo às tradições religiosas que servem de base para a fundamentação de nosso terreiro. Assim sendo, dentro de nosso terreiro, Santos Católicos não são Orixás e as entidades espirituais não são catiços (escravos) de Orixás. Nossas entidades espirituais são ancestrais livres que independem dos Orixás; apesar de também prestarmos reverência aos ancestrais civilizatórios africanos (Orixás).
Os trabalhos de Jurema de nosso terreiro são comandados por Mestres Juremeiros conhecidos dentro da Jurema Sagrada: Cacique Caboclo 7 Flechas e Mestre Raimundão. São eles que coordenam nossas práticas catimbozeiras e a nossa forma de pensar na Jurema, nos seus mistérios e na sua ciência.
Ressaltamos que cada prática espiritual possui sua fundamentação e o seu local/momento. Não compactuamos com práticas espirituais universalistas que criam verdadeiras “saladas de frutas espirituais” para pautar o seu desenvolvimento, enfraquecendo e desrespeitando tradições ancestrais. Por isso, o Templo Olórun Àiyé possui um compromisso com a educação de médiuns, realizando, além do desenvolvimento mediúnico e das atividades mensais presenciais, cursos onlines a fim de compartilhar saberes ancestrais fundamentados para as demais partes de nosso país e do globo.
Sacerdotes
Mãe de Santo
Juliana, também conhecida como Mãe Ju de Oyá, iniciou seus aprendizados com espíritos desencarnados e encantados desde sua infância, uma vez que sua família materna possuía uma caminhada espiritual dentro do Espiritismo Kardecista e da Umbanda Esotérica. Já na adolescência interessou-se pela feitiçaria e pela capacidade de comunicação dos oráculos, e tornou-se runóloga, dedicando grande parte desse período de sua vida ao estudo da runologia nórdica. Concomitante à esses estudos, praticou a Kriya Yoga e adentrou para o Movimento Hare Krishna, onde permaneceu até resgatar suas raízes brasileiras com a consagração das sagradas Medicinas da Floresta.
Assim, mergulhou no estudo das plantas, das raízes e dos enteógenos, vindo a conhecer a Jurema Sagrada através do povo Kariri Xocó, e continuando os seus estudos com os ensinamentos do povo Fulni-Ô. As Medicinas da Floresta guiaram o seu caminho de retorno ao terreiro.
Atualmente, Mãe Ju de Oyá é a sacerdotisa do Templo Olórun Àiyé ao lado de seu esposo e segue seu aprimoramento com o auxílio dos espíritos e ancestrais que lhe acompanham.
Estudiosa das práticas afro-indígenas-brasileiras, do hermetismo, do Hoodoo, do Culto Tradicional Iorubá e das plantas de poder xamânicas do território amazônico, andino e mexica. Mãe de Santo de Umbanda, Juremeira, Kimbanda de Quimbanda Nagô da Família Cova de Cipriano Feiticeiro, mestra de Reiki Usui, Karuna Reiki e Reiki Ma'heo'o, e runóloga.
Pai de Santo
Hugo, assim como Mãe Ju, teve o início de seus aprendizados com espíritos desencarnados na infância, uma vez que sua família possuía uma caminhada espiritual dentro do Espiritismo Kardecista, tendo por conta própria, encontrado no terreiro de Umbanda um local mais apropriado para obter as respostas de suas perguntas. Ao longo de sua caminhada espiritual, dedicou-se ao estudo da Magia Goética Salomônica, da Kabbalah e da Magia Planetária.
Tornou-se terapeuta fitoenergético e produtor de medicinas fitoterapêuticas. Seus passos o levaram ao estudo da cura espiritual através das Medicinas da Floresta. Foram as Medicinas da Floresta que o guiaram também às suas raízes brasileiras e ao retorno do terreiro.
Atualmente, Hugo é o sacerdote do Templo Olórun Àiyé ao lado de sua esposa e segue seu aprimoramento com o auxílio dos espíritos e ancestrais que lhe acompanham. Estudioso das práticas afro-indígenas-brasileiras, do hermetismo e do Culto Tradicional Iorubá. Pai de Santo de Umbanda, reikiano Ma'heo'o e Kimbanda de Quimbanda Nagô da Família Cova de Cipriano Feiticeiro.